É possível que a sociedade impeça que pacientes obesos realizem a cirurgia bariátrica apenas por sua atitude negativa em relação ao procedimento? Foi a pergunta feita por médicos do New York Presbiterian Hospital e Weill Cornell Medicine.

Muitos pacientes, mesmo qualificados para a cirurgia para perda de peso e, apesar de conhecer a sua segurança e efetividade, acabam não optando pelo procedimento. Uma razão pode ser um pensamento generalizado da sociedade acerca da realização desse tipo de operação.

No estudo publicado em dezembro de 2018 pelos médicos da Cornell e NYPH, no JAMA (Journal of American Medical Association), 950 pessoas foram entrevistadas em várias cidades dos Estados Unidos. A metade expressou conceitos como o de que fazer uma cirurgia para perda de peso é uma questão estética e não de saúde. Cerca de 40% dos respondentes também sugeriram, por diversas falas, que o paciente que opta pela cirurgia bariátrica busca uma “saída fácil”.

Pensamentos como “por que não faz uma dieta?” e “entra numa academia”, acompanham a opinião pública quando a questão da obesidade é exposta.

No grupo investigado, as mulheres são as que mais facilmente empatizam com os pacientes acreditando que a cirurgia bariátrica é mais realizada por questões de saúde do que simplesmente um recurso banal.

A associação dessas atitudes negativas por parte da sociedade sugere que muitos pacientes que poderiam ser beneficiados acabem desistindo por sentirem-se julgados. Nos Estados Unidos, 0,4% dos pacientes qualificados para a cirurgia pelo National Institutes of Health não fazem o procedimento.

No Brasil, embora a cirurgia não tenha se tornado tão acessível, é possível averiguar o mesmo comportamento por parte da sociedade com relação ao obeso.

Mas vale lembrar que a obesidade é uma doença que compromete muito mais do que a vida social do indivíduo. É causa para uma série de outras doenças e complicações graves como risco cardiovascular, câncer, doenças osteomusculares e até infertilidade.