A cirurgia que pode ser feita por apenas um “furinho”

img-retirada-da-vesicula-biliar

A cirurgia mais realizada no Brasil, depois da cesariana, é a retirada da vesícula biliar, cujo nome oficial é colecistectomia. São cerca de 150 mil casos por ano. A principal causa para a realização desse procedimento é a colelitíase – presença de cálculos na vesícula biliar, muitas vezes associada à colecistite aguda, que é a inflamação da vesícula biliar causada pelos cálculos.

Os sintomas mais comuns dessa inflamação são a dor no abdome, náusea, vômitos e inchaço na barriga e o tratamento é sempre cirúrgico.

A técnica mais comum, empregada em todo o mundo, é a minimamente invasiva, chamada videolaparoscopia, pela qual se realizam pequenas incisões na barriga e umbigo para a entrada das pinças e câmera.

Hoje o single port, um recurso do robô daVinci, consegue ampliar os limites da laparoscopia, permitindo a realização deste e outros procedimentos através de uma única incisão pequena,  muitas vezes localizada dentro do umbigo.

O robô cirúrgico permite movimentos mais amplos e melhor ergonomia para o cirurgião, o que faz com que a cirurgia por portal único seja concluída de forma precisa e segura.

Além de quase não haver sangramento, o aspecto estético é excelente, sem cicatrizes no abdome e com ótimo tempo de recuperação do doente, que costuma ter alta em até 24 horas após a cirurgia, comumente no mesmo dia da operação.

A cirurgia robótica através de incisão única é uma das inovações que a plataforma daVinci permite e se estabelece como possibilidade de inovação em direção ao futuro da cirurgia minimamente invasiva. Além da cirurgia geral, também vem sendo estudadas na ginecologia e na urologia.