ESPECIALIDADE

O que é o aparelho digestivo

O que acontece quando você come qualquer alimento? Desde o momento em que você leva algum alimento, ou bebida, à boca é seu sistema digestivo (ou aparelho digestivo) que está trabalhando por você.

Digestão é um processo complexo que torna a comida que você come em nutrientes, que seu corpo usará para transformar em energia, crescimento de tecidos, reparo das células, enfim, tudo o que você necessitará para viver. O sistema digestivo também cuida para que, após a digestão, tudo o que seu corpo não precisa mais seja eliminado.

O aparelho digestivo (também chamado trato digestivo, ou trato gastrointestinal) é, grosso modo, um tubo que começa na sua boca e termina no ânus. É formado por vários músculos e órgãos que, coordenados, levam a comida de um lado para outro. Uma parte desses órgãos é responsável por fabricar enzimas e hormônios que ajudarão no processo de transformação do alimento. Após a boca, o aparelho digestivo compreende o esôfago, estômago e intestinos. Fazem parte desse processo o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.