Intestino Grosso / Cólon

img-intestino-grossoTratamento clínico e cirúrgico (convencional, laparoscópico ou robótico) das afecções do cólon

  • Síndrome do intestino irritável: Doença bastante prevalente na população mundial e cuja incidência vem aumentando pode associar-se à ansiedade. Os sintomas mais comuns são a dor abdominal inespecífica, crônica e recorrente, e as alterações no hábito intestinal. De diagnóstico trabalhoso e muitas vezes subestimado, leva o paciente a inúmeras consultas com diferentes profissionais. O tratamento exclusivamente clínico tem como princípios o alívio da dor, controle do ciclo evacuatório e investigação e controle de possíveis  transtornos ansiosos associados.
  • Doença de Crohn e Retocolite: doenças inflamatórias do intestino, auto-imunes que se manifestam no cólon e reto. O tratamento é iminentemente clínico, com possível necessidade de intervenções cirúrgicas para o tratamento de complicações ou de acometimentos localizados.
  • Obstipação e intestino preguiçoso: investigação e tratamento das diferentes causas de obstipação.
  • Tumores do cólon e reto (câncer de cólon e de reto): quando sintomáticos podem apresentar alteração recente de hábito intestinal com diarréia ou constipação, mudança de aspecto das fezes,  sangramento digestivo entre outras queixas. Possuem como pedra fundamental em seu tratamento curativo os procedimentos cirúrgicos, habitualmente minimamente invasivos.