Proctologia

img-proctologiaTratamento das doenças do canal anal

    • Hemorróidas: doença comum do canal anal que pode associar-se à obstipação/constipação e tem como principais sintomas a dor, associada ou não à evacuação, sangramento anal e a sensação de nódulo local. O tratamento pode ser cirúrgico, mediante a intensidade dos sintomas diários, a presença de complicações prévias (como a trombose hemorroidária) e o tamanho e volume hemorroidário. Existem diferentes técnicas cirúrgicas como a hemorroidectomia convencional, PPH e THD, cada uma delas indicadas para cada caso.
    • Fissuras anais: “feridas” no canal anal com sensação de dor importante, que pode ser diária. As fissuras podem normalmente ser confundidas com hemorroidas, tendo seu diagnóstico retardado. O tratamento clínico resolve 80% dos casos sem necessidade de cirurgia.
    • Fissura-anal-finalFístulas anais: comunicações do canal anal com a região glútea/perineal, usualmente surgem de complicações dos abscessos anais. Tem indicação de cirurgia em todos os casos, com diferentes técnicas a depender do trajeto e extensão da fístula.
    • Infecções perineais e anais (como os condilomas):

normalmente causados pela presença do vírus HPV na região perineal, os condilomas têm como tratamento a remoção local, que pode ser química ou cirúrgica.