Vesícula Biliar e Vias Biliares

img-vesicula.jpgCirurgia laparoscópica ou robótica da litíase biliar (pedra na vesícula ou nas vias biliares). A vesícula biliar serve como reservatório da bile produzida pelo fígado e utilizada na digestão dos alimentos.

Comumente formam-se cálculos em seu interior, sendo a obesidade o principal fator de risco. O principal e mais típico sintoma é a dor abdominal em cólica de forte intensidade na parte superior do abdome, que pode associar-se a náuseas e vômitos, entretanto há grande número de casos onde o paciente pouco sente ou nada sente.

img-2-vesicula

A presença do cálculo, além de causar os sintomas já descritos, também é fator de risco para complicações de potencial gravidade como a colecistite aguda (inflamaçao da vesícula biliar), a coledocolitíase (migração do cálculo para a via biliar comum e consequente obstrução da saída de bile pelo fígado) e as pancreatites agudas. Não há tratamento clínico eficaz e seguro para o cálculos biliares, por isso o tratamento cirúrgico é o padrão mais adotado, sendo a cirurgia minimamente invasiva a mais indicada (tanto pela videolaparoscopia, como pela robótica).